Os primeiros registros sugerem que a cana-de-açúcar foi originada em Nova Guiné, espalhando-se então para outras partes da Ásia, principalmente Índia.
Quanto à sua classificação, as pessoas acreditam que a cana é uma gramínea, inclusive algumas literaturas antigas possuem essa descrição. Na verdade, ela pertence a família Poaceae, subfamília Panacoideae, tribo Andropogoneae e seu gênero é Saccharum L. A cana-de-açúcar é considerada uma planta semi-perene pois sua produtividade vai caindo a cada corte, necessitando uma renovação do canavial a cada 4-5 anos para manter uma boa produtividade.
Foto de nossa cana orgânica na Fazenda Mandelli.
No Brasil, foi trazida pelos portugueses intencionando a produção de açúcar, produto muito valorizado e apreciado no mundo. Rapidamente houve o surgimento de vários engenhos juntamente com uma necessidade de mão-de-obra; infelizmente abastecida por comerciantes de escravos.
A cana-de-açúcar trouxe muita riqueza e desenvolvimento para o Brasil sendo um período de muitas mudanças políticas, sociais e econômicas.
Nos próximos posts continuarei trazendo história da Família Mandelli e curiosidades da nossa cana até a produção de cachaça.
Eu sou o Róbinson Mandelli, cachaceiro, pesquisador e apaixonado pela magia do mais nobre dos destilados, nossa brasileiríssima cachaça.
Um muito obrigado à todos e até mais!
Muito interessante.