top of page
  • robinsonmandelli

História e Classificação da Cana-de-acúcar

Os primeiros registros sugerem que a cana-de-açúcar foi originada em Nova Guiné, espalhando-se então para outras partes da Ásia, principalmente Índia.

Quanto à sua classificação, as pessoas acreditam que a cana é uma gramínea, inclusive algumas literaturas antigas possuem essa descrição. Na verdade, ela pertence a família Poaceae, subfamília Panacoideae, tribo Andropogoneae e seu gênero é Saccharum L. A cana-de-açúcar é considerada uma planta semi-perene pois sua produtividade vai caindo a cada corte, necessitando uma renovação do canavial a cada 4-5 anos para manter uma boa produtividade.

Foto de nossa cana orgânica na Fazenda Espírito.


No Brasil, foi trazida pelos portugueses intencionando a produção de açúcar, produto muito valorizado e apreciado no mundo. Rapidamente houve o surgimento de vários engenhos juntamente com uma necessidade de mão-de-obra; infelizmente abastecida por comerciantes de escravos.


A cana-de-açúcar trouxe muita riqueza e desenvolvimento para o Brasil sendo um período de muitas mudanças políticas, sociais e econômicas.


Nos próximos posts continuarei trazendo história da Família Mandelli e curiosidades da nossa cana até a produção de cachaça.


Eu sou o Róbinson Mandelli, cachaceiro, pesquisador e apaixonado pela magia do mais nobre dos destilados, nossa brasileiríssima cachaça.


Um muito obrigado à todos e até mais!

217 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


mandelli13it
Mar 20, 2022

Muito interessante.

Like
bottom of page